Telhado Verde

Definimos sustentabilidade como um conceito sistêmico, ou seja, envolvem atitudes do ser humano numa série de atividades onde ele explora os recursos naturais do meio ambiente sem desequilibrá-lo e prejudicando-o o menos possível. O telhado verde cumpre este objetivo que é o de proporcionar ao meio ambiente menor impacto ao clima e a temperatura da residência e da cidade.

A construção civil é uma das grandes vilãs e agressoras do meio ambiente por conta dos métodos de trabalho que ela utiliza. A relação homem x meio ambiente sempre foi bastante injusta, pois ao longo de milhares de anos o ser humano explorou os recursos naturais para a sua própria sobrevivência, sem se dar conta de que a extinção destes recursos é também o início da extinção do homem na Terra. Após milhares de anos de exploração contínua, é obvio que estes recursos naturais irão acabar se não começarmos a pensar em quanto e como nós utilizamos ele de forma consciente. A água, o reuso dos materiais, a destinação correta do lixo que nós produzimos, enfim tudo isso faz parte da sustentabilidade. Pensar em alternativas para nossas atitudes e principalmente mudar nossos conceitos é sinal de evolução e consciência.

Resíduos da construção civil
Resíduos da construção civil

Mas afinal de contas, o que é um telhado verde?

Na realidade o conceito de telhado verde existe desde 1920, com o início da arquitetura modernista. Le Corbusier, arquiteto franco-suiço, criou num dos seus cinco pontos para a nova arquitetura o chamado “terraço-jardim”. Até este período as construções utilizavam telhas na cobertura, semelhantes com as que conhecemos hoje. Com o início da era moderna e as novas propostas para a arquitetura, a idéia era eliminar o telhado e Le Corbusier sugeriu que a cobertura da edificação se transformasse numa área de lazer, podendo ter um jardim (terraço-jardim), recuperando a área “perdida” do solo que era ocupada pela edificação e oferecendo a esta mais uma área, aberta e livre, como um mirante para a paisagem. Isso só foi possível com a evolução e aprimoramento do betão-armado, o concreto armado como conhecemos hoje.

Terraço-jardim
Terraço-jardim

Faça um exercício de imaginação, elimine as telhas da sua casa e coloque no lugar delas um jardim gramado, com flores coloridas, bancos de madeira, pergolados e pontos de iluminação. Isso é cobertura verde, isto é telhado verde. Porém tudo isso que você imaginou requer uma infra-estrutura adequada. Precisamos de uma empresa especializada e de profissionais qualificados para isso.

Telhado Verde
Telhado Verde

Para que serve um telhado verde?

O telhado verde tem diversas funções e benefícios para sua edificação e para o local onde sua edificação está, ou seja, para seu bairro e consequentemente para sua cidade. Os benefícios do telhado verde são:

  • Conforto Térmico e acústico: forma uma barreira de proteção entre o ambiente interno e externo. Repleta de vegetação, essa camada verde atua como dissipador do calor, que passa a ser refletido de volta à atmosfera ou absorvido pelas plantas. Assim, em dias quentes a cobertura verde evita o aquecimento estrutural da casa pelo sol, deixando o ambiente interno com temperaturas amenas. Em dias frios, o manto verde faz papel de “cobertor” e funciona como barreira para que o aquecimento interno da estrutura não se perca com tanta facilidade no ambiente externo. Além do conforto térmico, essa camada extra na composição estrutural opera como uma barreia a mais para bloquear o som externo, mantendo o barulho das cidades do lado de fora e proporcionando conforto acústico.
  • Retenção da água da chuva: a água da chuva é retida (canalizada) para a drenagem urbana ou para local de armazenamento, além da diminuição da velocidade de escoamento em chuvas fortes.
  • Aumento da biodiversidade: com um jardim instalado na sua cobertura, você contará com um maior número de pássaros ao redor de sua residência, proporcionando um clima agradável e acima de tudo saudável.
  • Redução de CO2: as plantas e a vegetação purificam o ar da cidade, filtrando todos os poluentes do ar reduzindo a emissão de carbono que é atuante da poluição do ar, ou seja, você terá um ar mais puro.
  • Aumento da durabilidade da edificação: ele forma uma “capa” de proteção contra a amplitude térmica que provoca o desgaste de materiais originados pela dilatação e pela retração.
  • Inclusão social: promoverá a você e sua família um maior convívio interpessoal e com a natureza.

Quais são os tipos de telhado verde existentes?

Empresas especializadas oferecem quarto tipos de sistemas, sendo eles o sistema hexa, alveolar, laminar e galocha. O telhado verde pode ser instalado em lajes ou sobre telhados convencionais, como telhas cerâmicas ou de fibrocimento desde que sua estrutura seja de alvenaria, devendo ter tanto gramas como plantas. Eles sugerem que os projetos sejam acompanhados de espécies do bioma local por se adaptarem com mais facilidade às condições climáticas. Todavia, um estudo realizado por paisagistas, jardinistas ou biodesigners pode adequar uma grande diversidade de espécies ao ambiente verde que se deseja criar.

Como faz a manutenção do telhado verde?

A manutenção é muito importante quando temos um jardim em nossa cobertura, assim como é importante também toda a manutenção das instalações de sua residência. As empresas orientam que sejam realizadas manutenções somente uma vez por ano, onde deverão ser feitas podas, adubação e reposição de plantas se for o caso. Portanto considero que sua manutenção não é muito sacrificante tendo em vista todos os benefícios que este sistema pode lhe proporcionar.

Esquema do Telhado Verde
Esquema do Telhado Verde

Qual a comparação de custos entre o telhado verde e a telha convencional?

Segundo pesquisa de mercado, os custos para a construção de um telhado verde variam entre R$ 50 e R$ 120 por metro quadrado, de acordo com as especificações técnicas escolhidas pelo cliente, como sistema de estrutura e vegetação.

O que fazemos hoje será refletido ao longo de muitos anos e para as futuras gerações. Nossa atitude agora deve ser de preservação, conscientização, educação e cuidados, ou não teremos mais como viver ao lado desta natureza maravilhosa que nos foi dado de presente. Quebrando alguns paradigmas, nós podemos ter mais qualidade de vida e viver mais e melhor, ou não queremos isso?

Teto Jardim
Teto Jardim

Não executamos telhados verdes, indicamos e orientamos nossos clientes aos nossos contatos de instaladores de telhados verdes. Caso necessite de mais informações entre em contato através do formulário abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Veja também

Bons motivos para ter Cactos em casa

Pensa em cultivar uma planta, mas falta tempo para cuidados intensos? Conheça uma espécie muito …

3 comentários

  1. Quero um telhado verde que produza frutas, verduras e flores. Como as plantas poderiam sobreviver e produzir sobre o 2º ou 3º piso já que venta muito forte diariamente na minha cidade, quando faz calor beira os 38 graus. A saída seria fechar tudo numa estrutura de aço e tela plástica transparente para evitar pragas e reduzir o vento ? (estrutura de alumínio o vento arranca). E a irrigação diária?(reservatório e bombas), ótima idéia, mas não é tão simples, não é barato não…

    • Olá Chico, obrigado pela visita! Realmente em condições extremas o sistema não é muito barato, pois neste caso devemos adequar as plantas desejadas às condições locais. Porém, com a escolha correta das espécies e um projeto bem estudado, o custo benefício é excelente. Você terá um telhado verde que contribua para seu bem estar e também para o ambiente onde você vive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.