Plantas para telhado verde

Em outra oportunidade comentei sobre a importância do telhado verde na cidade e seus benefícios diretos para o conforto ambiental (veja aqui) . Para a implantação de um telhado verde, além de outros itens que devem ser observados como a estrutura e a impermeabilização, nós precisamos saber quais são as plantas mais indicadas para compor este tipo de cobertura. Para obter um sistema funcional, precisaremos buscar vegetações de pequeno porte, com raiz não muito profunda e que demandem pouca manutenção.

Teto Jardim
Teto Jardim

As suculentas, por exemplo, são aquelas que conseguem armazenar água dentro da sua raiz, talo ou nas folhas e por este motivo sobrevive em ambientes mais secos e áridos. As suculentas mais conhecidas são os cactos, mas também temos a planta-jade, flor-de-coral e o bálsamo dentre outras.

Suculentas
Suculentas

Acalypha reptans, conhecida como rabo de gato, que leva este nome justamente por parecer com um rabo de gato. Ela possui flores vermelhas com textura parecida com de pelúcia. Sendo bastante rústica pode ser cultivada em pleno sol com regas regulares com variação de altura entre 0,10 e 0,40 metros.

Rabo de Gato  foto: Raquel Patro
Rabo de Gato
foto: Raquel Patro

Dichondra repens, a dicondra ou orelha de rato. É uma erva muito semelhante aos trevos. Tem folhas aredondadas parecidas com as orelhas dos ratos, de cor verde-escuro e prateado. Possui também pequenas flores, mas sem importância ornamental. É excelente para forração, substituindo os gramados em geral.

Orelha de rato
Orelha de rato

Lantana camara ou Cambará. Sua altura alcança de 0,90 a 1,20m e gosta de sol pleno. É um arbusto com pequenas mas abundantes flores das mais variadas cores, como o laranja, rosa, amarelo, branco e vermelho. Suas regas devem ser periódicas e suportam bem ao frio e as podas.

Cambará
Cambará

Eragrostis curvula ou Capim Chorão. São do tipo de vegetação das forrações, vivendo normalmente em sol pleno. Sua altura varia de 0,40m a 0,90m. É um tipo de grama bastante utilizada para forração e possui uma folhagem bem decorativa. Ela é excelente pois possui baixíssima manutenção, o que é ideal para o telhado verde.

Capim Chorão
Capim Chorão

Se o seu telhado for facilmente acessível podemos pensar também em cultivar uma pequena horta para o consumo diário de sua família. As dicas são a carqueja, alface e a cebolinha de jardim, além de hortelã ou cheiro verde. Com um projeto adequado para o local do telhado verde, uma boa execução e um planejamento das manutenções, você conseguirá manter seu jardim suspenso por muitos anos que somente trará benefícios para você e sua comunidade.

Veja também

Bons motivos para ter Cactos em casa

Pensa em cultivar uma planta, mas falta tempo para cuidados intensos? Conheça uma espécie muito …