Atividades, vantagens e custos

O que nós, da DCA Arquitetura, fazemos? Por que devo contratar um arquiteto? Quanto custa o serviço de um arquiteto? Respondemos estas três perguntas para que você conheça um pouco mais de nossa profissão. Veja onde podemos lhe ajudar para atingir seus sonhos e desejos.

 

Atividades desenvolvidas

  1. Consultoria técnica para escolha do terreno

Você pode contar com a consultoria de um arquiteto na escolha do terreno que irá adquirir para a construção do seu imóvel. Com a orientação do profissional, você terá um diagnóstico de prós e contras do seu futuro terreno, das vantagens e desvantagens do local onde pretende construir seu imóvel, e assim ter mais certeza na sua decisão. Com uma visita técnica rápida e simples, você terá uma opinião de um profissional da área para abrir a sua visão a problemas que talvez você não esteja vendo.

 

  1. Consultoria para escolha do imóvel

Da mesma forma, ao pensar em escolher um imóvel pronto para compra, a ajuda do arquiteto pode te livrar de problemas futuros que você não consegue ver. Como o arquiteto está isento da relação da compra e venda do imóvel, ou seja, ele não está vinculado a nenhuma porcentagem de venda ou fechamento do negócio, ele pode diagnosticar  o imóvel de uma forma rápida e passar um panorama geral das vantagens e desvantagens do local onde pretende comprar.

 

  1. Consultoria para planejamento da obra

Quando o projeto arquitetônico é feito pelo arquiteto, ninguém melhor do que ele que criou o projeto para planejar de forma econômica e certa o andamento da obra. Mesmo assim, caso o projeto já esteja pronto, o arquiteto pode lhe oferecer um planejamento adequado as suas possibilidades, evitando por exemplo, que a obra pare por falta de recursos financeiros ou por falta de materiais e mão de obra.

 

  1. Elaboração do projeto arquitetônico

Pela sua ampla e profunda formação acadêmica, somente o arquiteto é o profissional competente para fazer arquitetura. Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais da área da construção civil elaboram plantas de casas, porém não fazem arquitetura. O projeto arquitetônico é o elemento gráfico que representa o habitat a ser construído, e que contempla todo o conhecimento adquirido pelo profissional de arquitetura.

 

  1. Aprovações legais (prefeitura e condomínio)

Todas as adequações legais deve ser atendidas no projeto arquitetônico, de forma que o arquiteto tem a capacidade de aprovar o projeto tanto no âmbito das prefeitura, como nos condomínios onde é exigida a apresentação do projeto para análise e aprovação. As leis municipais referente ao código de obras, as leis nacionais referente as diversas disciplinas da arquitetura e também os regulamentos internos dos condomínios são observados no projeto arquitetônico.

 

  1. Laudos e responsabilidade técnica em obras e reformas

A elaboração de laudos técnicos é muito comum em situações onde o morador necessita de um diagnóstico de seu patrimônio. Da mesma forma, as construções novas precisam de um profissional responsável pela sua execução. Tanto na elaboração de laudos técnicos, como na condução de obras e reformas, o arquiteto possui competência para conduzir estes processos e oferecer garantias seguras ao cliente.

 

  1. Fiscalização de obras

Como saber se o que está sendo construído é o que foi projetado e ainda se o que está sendo executado está de acordo com as normas técnicas e as práticas da construção civil? O arquiteto funciona como um fiscal do cliente, verificando todos estes itens, além de verificar se o material é de boa qualidade e se o que foi especificado em projeto é o que realmente está sendo utilizado.

 

  1. Projeto de Design de Interiores

Planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente.

 

  1. Acompanhamento em lojas especializadas

Diante da infinidade de materiais de revestimento, acabamento, objetos decorativos, móveis e cores, é comum que a pessoa leiga se perca neste amplo leque de opções e acabe escolhendo de forma que não haja harmonia no ambiente. O arquiteto pode lhe acompanhar na hora de escolher os melhores produtos para o projeto, onde você poderá acertar na sua escolha e economizar no orçamento.

 

  1. Projeto de Paisagismo;

Por sua formação, o arquiteto tem a capacidade de harmonizar o ambiente construído com o ambiente natural, ou seja, a arquitetura com o paisagismo. A escolha correta de espécies vegetais para cada tipo de ambiente é fundamental para o sucesso do paisagismo. Além disso, o paisagismo também explora todo o ambiente externo, onde pode especificar desde a pavimentação até seu mobiliário.

 

Vantagens de contratar um arquiteto

  1. Assessoria profissional certa para transformar suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar seu imóvel;
  2. Valorização do imóvel. É o único profissional que tem a formação que habilita a unir a técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando a obra mais agradável, ambientalmente sustentável e adequada às necessidades do cliente e ao orçamento;
  3. Devido a formação técnico-artística, o arquiteto proporciona a você o gerenciamento completo de todos os fornecedores da obra e lhe presta ajuda técnica e estética na compra dos materiais.
  4. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto também pode se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação dos operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

 

Quanto custa o arquiteto

  1. Como o trabalho do arquiteto pode englobar várias funções e atividades, o custo deve ser verificado de acordo com o serviço que você necessita, que pode ir desde uma simples consulta, até ao gerenciamento total da obra ou reforma;
  2. Em função disso, os honorários podem variar numa faixa de 5% a 15% do valor total estimado para a obra;

 

Coloque este assunto de extrema importância, que é a sua residência, nas mãos de um profissional de arquitetura. Afinal é o lugar onde você vive com sua família, e merece ser cuidado com todo o cuidado e dedicação.

Entre em contato conosco. Estamos a disposição para lhe atender.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Veja também

8 motivos para contratar um Arquiteto

Preparamos um infográfico para lhe mostrar quais são os 8 motivos para contratar um arquiteto. Muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.